SEJA BEM VINDO AO BLOG MJA

"Não penses jamais que conheces toda a verdade, Por mais que saibas, ainda falta muito por aprender. Pode o rio dizer que conhece as profundezas do oceano, se ainda corre para ele? pode o viajante dizer que chegou ao fim da estrada se apenas começou a trilha-la? continua a tua busca... "

sábado, 19 de março de 2011

ESTUDO BIBLICO SOBRE A MENTIRA

                                                    A CONSEQUÊNCIA DA MENTIRA

Gostaria que você lesse este estudo até o fim. Afinal, existem pessoas que têm o hábito de mentir.
Mentem para: Pastores, irmãos, pai, mãe, esposa, esposo, filhos, patrões, amigos, professores, médicos, vizinhos, taxistas, empregados, só não conseguem mentir para Deus.

Eu quero abençoar sua vida. E em nome de Jesus, se você está incluído aqui, nesta relação de mentiras praticadas, Deus vai te libertar. E se você é uma pessoa sincera, que fala a verdade, saiba que Deus se agrada de sua maneira de viver.

Mentir é pecado? Qual a conseqüência da mentira? Estarei respondendo, usando a Palavra de Deus.

PARA ONDE VÃO OS MENTIROSOS?
Apocalipse 21.8 - Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte.

Apocalipse 21.23-27 - E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem alumiado, e o Cordeiro é a sua lâmpada.
24 E as nações andarão à sua luz, e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra.
25 E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite.
26 E a ela trarão a glória e honra das nações.
27 E não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira, mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.

Apocalipse 22.14-15 - Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas.
15 Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.

QUEM É O PAI DA MENTIRA?
João 8:44 - Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.

O rei Davi, inspirado pelo Espírito Santo de Deus, proferiu vários salmos, referindo-se a mentira:

Salmo 4.2 - Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira? (Selá)

Salmos 5:6 - Destruirás aqueles que proferem a mentira; o SENHOR aborrecerá o homem sanguinário e fraudulento.

Salmos 40:4 - Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança e que não respeita os soberbos, nem os que se desviam para a mentira.

Salmos 52:3 - Tu amas mais o mal do que o bem; e mais a mentira do que o falar conforme a retidão. (Selá)

Salmos 63:11 - Mas o rei se regozijará em Deus; qualquer que por ele jurar se gloriará; porque se tapará a boca dos que falam mentira.

Provérbios do rei Salomão

Provérbios 13:5 - O justo aborrece a palavra de mentira, mas o ímpio é abominável e se confunde.
Ímpio – Incrédulo, Não crê em Deus, não tem fé, ateu
Abominável - Nojento, impuro, reprovável, a idolatria e a magia, são uma abominação e afastam as pessoas de Deus.

Provérbios 19.5- A falsa testemunha não ficará inocente; e o que profere mentiras não escapará.
Provérbios 19.9- A falsa testemunha não ficará impune; e o que profere mentiras perecerá.

Provérbios 20:17 - Suave é ao homem o pão da mentira, mas, depois, a sua boca se encherá de pedrinhas de areia.

O profeta Isaías anuncia o castigo de Efraim e de Judá

Isaías 28:15 -  Porquanto dizeis: Fizemos concerto com a morte e com o inferno fizemos aliança; quando passar o dilúvio do açoite, não chegará a nós, porque pusemos a mentira por nosso refúgio e debaixo da falsidade nos escondemos.

Isaías 28:17  E regrarei o juízo pela linha e a justiça, pelo prumo, e a saraiva varrerá o refúgio da mentira, e as águas cobrirão o esconderijo.
O profeta Jeremias faz uma lamentação em relação ao seu povo, que estava vivendo em total desobediência a Deus, e na prática da mentira.

Jeremias 9:3 - E estendem a língua, como se fosse o seu arco para a mentira; fortalecem-se na terra, mas não para a verdade, porque avançam de malícia em malícia e a mim me não conhecem, diz o SENHOR.

Jeremias 9:5 E zombará cada um do seu próximo, e não falam a verdade; ensinam a sua língua a falar a mentira; andam-se cansando em obrar perversamente.

O profeta Ezequiel também faz menção aos profetas mentirosos:

Ezequiel 13:9 - E a minha mão será contra os profetas que vêem vaidade e que adivinham mentira; na congregação do meu povo, não estarão, nem nos registros da casa de Israel se escreverão, nem entrarão na terra de Israel; e sabereis que eu sou o Senhor JEOVÁ.

Ezequiel 13:19 - Vós me profanastes entre o meu povo, por punhados de cevada e por pedaços de pão, para matardes as almas que não haviam de morrer e para guardardes vivas as almas que não haviam de viver, mentindo, assim, ao meu povo que escuta a mentira.

Ezequiel 22:28 - E os seus profetas têm feito para eles reboco de cal não adubada, vendo vaidade, e predizendo-lhes mentira e dizendo: Assim diz o Senhor JEOVÁ; sem que o SENHOR tivesse falado.

O profeta Habacuque fala sobre a imagem de fundição, que ensina a mentira

Habacuque 2:18 - Que aproveitará a imagem de escultura, que esculpiu o seu artífice? E a imagem de fundição, que ensina a mentira, para que o artífice confie na obra, fazendo ídolos mudos?

Carta do Apóstolo Paulo aos Efésios, exortando-os a falarem a verdade.

Efésios 4:25 - Pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.

Carta do Apóstolo Paulo aos Tessalonicenses, advertindo-os sobre a eficácia de Satanás para enganar e mentir.

II Tessalonicenses 2:9 - A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais, e prodígios de mentira,

O Apóstolo João também faz um alerta a respeito da mentira

I João 2:21  Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade.

A seguir, estarei relatando diversos fatos registrados na Bíblia Sagrada, os quais trouxeram terríveis conseqüências, em decorrência da mentira:

O capítulo 13 de I Reis, narra um acontecimento, onde Deus havia enviado um profeta de Judá a Betel, para profetizar diante do rei Jeroboão, contra o altar, dizendo:

I Reis 13.2-10
2  E clamou contra o altar com a palavra do SENHOR e disse: Altar, altar! Assim diz o SENHOR: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que queimam sobre ti incenso, e ossos de homens se queimarão sobre ti.
3  E deu, naquele mesmo dia, um sinal, dizendo: Este é o sinal de que o SENHOR falou: Eis que o altar se fenderá, e a cinza que nele está se derramará.
4  Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei a palavra do homem de Deus que clamara contra o altar de Betel, Jeroboão estendeu a mão de sobre o altar, dizendo: Pegai nele. Mas a mão que estendera contra ele se secou, e não a podia tornar a trazer a si.
5  E o altar se fendeu, e a cinza se derramou do altar, segundo o sinal que o homem de Deus apontara pela palavra do SENHOR.
6  Então, respondeu o rei e disse ao homem de Deus: Ora à face do SENHOR, teu Deus, e roga por mim, para que a minha mão se me restitua. Então, o homem de Deus orou à face do SENHOR, e a mão do rei se restituiu e ficou como dantes.
7  E o rei disse ao homem de Deus: Vem comigo à minha casa e conforta-te; e dar-te-ei um presente.
8  Porém o homem de Deus disse ao rei: Ainda que me desses metade da tua casa, não iria contigo, nem comeria pão, nem beberia água neste lugar.
9  Porque assim me ordenou o SENHOR pela sua palavra, dizendo: Não comerás pão, nem beberás água e não voltarás pelo caminho por onde foste.
10 E foi-se por outro caminho e não voltou pelo caminho por onde viera a Betel.
Em Betel morava um profeta velho, que sabendo deste acontecimento, mandou que seus filhos fossem em busca deste profeta de Deus e o trouxessem à sua casa. Encontrando seus filhos o homem de Deus, trouxe-o á casa do profeta velho, o qual  profetizou mentira para o homem de Deus,  dizendo que um anjo da parte de Deus havia dito que ele poderia sim, comer pão e beber água,  em Betel ,  leia:
Eis aí a conseqüência da mentira e da desobediência: Morte - Um leão matou o profeta que acreditou na mentira do profeta velho.

I Reis 13.18-24 - E ele lhe disse: Também eu sou profeta como tu, e um anjo me falou pela palavra do SENHOR, dizendo: Faze-o voltar contigo à tua casa, para que coma pão e beba água (porém mentiu-lhe).
19 E voltou ele, e comeu pão em sua casa, e bebeu água.
20 E sucedeu que, estando eles à mesa, a palavra do SENHOR veio ao profeta que o tinha feito voltar.
21 E clamou ao homem de Deus que viera de Judá, dizendo: Assim diz o SENHOR: Visto que foste rebelde à boca do SENHOR e não guardaste o mandamento que o SENHOR, teu Deus te mandara;
22 antes voltaste, e comeste pão, e bebeste água no lugar de que te dissera: Não comerás pão, nem beberás água, o teu cadáver não entrará no sepulcro de teus pais.
23 E sucedeu que, depois que comeu pão e depois que bebeu água, albardou ele o jumento para o profeta que fizera voltar.

24 Foi-se, pois, e um leão o encontrou no caminho e o matou; e o seu cadáver estava lançado no caminho, e o jumento estava parado junto a ele, e o leão estava junto ao cadáver.

GEAZI, O SERVO DO PROFETA ELISEU FICOU LEPROSO
II Reis Capítulo 5, narra a história de um homem por nome Naamã, Ele era chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos siros; e era este varão homem valoroso, porém leproso.

Está escrito em I Coríntios 1:27
Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes.

Deus usou uma menina que fora levada cativa da terra de Israel para Síria, como escrava da mulher de Naamã, para dizer o seguinte:

II Reis 5.3 - E disse esta à sua senhora: Tomara que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.
Então Naamã, foi até Samaria, mas não procurou o profeta e sim o rei de Israel, pensando que o rei curaria a sua lepra. Porém quando o profeta Eliseu tomou conhecimento de que o chefe do Exercito do rei da Síria estava em Samaria, mandou dizer ao rei o seguinte:

II Reis 5.8 - Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel.
Então Naamã foi conduzido ao profeta Eliseu, e este o mandou que mergulhasse 7 vezes no rio Jordão, que ele ficaria curado de sua lepra. A principio, Naamã recusou, mas depois mergulhou as 7 vezes e ficou curado da lepra.
Naamã queria ofertar presentes ao profeta Eliseu, devido o grande milagre realizado em sua vida, e ofereceu presentes ao profeta, e este recusou.

II Reis 5.15-16 - Então, voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e veio, e pôs-se diante dele, e disse: Eis que tenho conhecido que em toda a terra não há Deus, senão em Israel; agora, pois, te peço que tomes uma bênção do teu servo.
16 Porém ele disse: Vive o SENHOR, em cuja presença estou, que a não tomarei. E instou com ele para que a tomasse, mas ele recusou.
Então Naamã partiu para sua terra com a sua comitiva, totalmente curado da lepra.

GEAZI É ATACADO DA LEPRA
Geazi, era o servo, o moço que acompanhava e servia o profeta Eliseu . Geazi havia contemplado alguns milagres realizados através deste profeta. Ele teve oportunidade de ser o seu sucessor, assim como Eliseu foi sucessor do profeta Elias.
Lamentavelmente Geazi deu lugar o pecado da cobiça e da mentira , e este se tornou leproso para sempre.

II Reis 5.20-27 - Então, Geazi, moço de Eliseu, homem de Deus, disse: Eis que meu senhor impediu a este siro Naamã que da sua mão se desse alguma coisa do que trazia; porém, tão certo como vive o SENHOR, que hei de correr atrás dele e tomar dele alguma coisa.
21 E foi Geazi em alcance de Naamã; e Naamã, vendo que corria atrás dele, saltou do carro a encontrá-lo e disse-lhe: Vai tudo bem?
22 E ele disse: Tudo vai bem; meu senhor me mandou dizer: Eis que agora mesmo vieram a mim dois jovens dos filhos dos profetas da montanha de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas mudas de vestes.
23 E disse Naamã: Sê servido tomar dois talentos. E instou com ele e amarrou dois talentos de prata em dois sacos, com duas mudas de vestes; e pô-las sobre dois dos seus moços, os quais os levaram diante dele.
24 E, chegando ele à altura, tomou-os das suas mãos e os depositou na casa; e despediu aqueles homens, e foram-se.
25 Então, ele entrou e pôs-se diante de seu senhor. E disse-lhe Eliseu: De onde vens, Geazi? E disse: Teu servo não foi nem a uma nem a outra parte.
26 Porém ele lhe disse: Porventura, não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou de sobre o seu carro, a encontrar-te? Era isso ocasião para tomares prata e para tomares vestes, e olivais, e vinhas, e ovelhas, e bois, e servos, e servas?
27 Portanto, a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua semente para sempre. Então, saiu de diante dele leproso, branco como a neve.

O QUE É A LEPRA?
Uma doença crônica infecciosa – sarna de cachorro, também é uma lepra – tumores que desfiguram a pele.
Leproso – Nojento, repugnante.
Assim ficou Geazi, por conseqüência da cobiça e da mentira
Aprendemos uma grande lição através deste fato ocorrido na vida de Geazi. A cobiça e a mentira, o levou a se tornar um leproso por toda a sua vida.

Para você entender, o que representava uma pessoa leprosa naquela época, estarei citando aqui alguns textos da Bíblia.

Primeiro – O único leproso curado de lepra, (no tempo do profeta Eliseu) mencionado no Antigo Testamento, foi somente Naamã.

Lucas 4:27 - E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro.

Segundo - O leproso era considerado imundo.

Levítico 13:44-45 - Leproso é aquele homem; imundo está; o sacerdote o declarará totalmente imundo; na sua cabeça tem a sua praga.
45 Também as vestes do leproso, em quem está a praga, serão rasgados, e a sua cabeça será descoberta; e cobrirá o lábio superior e clamará: Imundo, imundo.

Terceiro – O leproso teria que habitar só, e fora do arraial .

Levítico 13:46 - Todos os dias em que a praga estiver nele, será imundo; imundo está, habitará só; a sua habitação será fora do arraial.

Números 5.2-3 - Ordena aos filhos de Israel que lancem fora do arraial a todo leproso, e a todo o que padece fluxo, e a todos os imundos por causa de contato com algum morto.
3  Desde o homem até à mulher os lançareis; fora do arraial os lançareis, para que não contaminem os seus arraiais, no meio dos quais eu habito.

Todo pecado produz sérias conseqüências.  A Bíblia diz:

Romanos 6:23  Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor.

Encontramos na Bíblia Sagrada, outro fato terrível que aconteceu na vida de um casal, por conseqüência da mentira.  Safira e Ananias morreram.

Atos 5.1-11 - Mas um certo varão chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade
2  e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos.
3  Disse, então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da herdade?
4  Guardando-a, não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
5  E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram.
6  E, levantando-se os jovens, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram.
7  E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido.
8  E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto.
9  Então, Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti.
10 E logo caiu aos seus pés e expirou. E, entrando os jovens, acharam-na morta e a sepultaram junto de seu marido.
11 E houve um grande temor em toda a igreja e em todos os que ouviram estas coisas.
Ananias e Safira mentiram diante da igreja a respeito das suas contribuições. Deus considerou um delito grave essas mentiras contra o Espírito Santo. As mortes de Ananias e Safira ficaram como exemplos perpétuos da atitude de Deus para com qualquer coração enganoso entre aqueles que professam ser cristãos. Mentir ao Espírito Santo é a mesma coisa que mentir a Deus, logo o Espírito Santo também é Deus.
A raiz do pecado de Ananias e Safira era o amor ao dinheiro. Isto os fez tentar o Espírito Santo.
Quando o amor ao dinheiro e o aplauso dos homens tomam posse de uma pessoa, seu espírito fica vulnerável a todos os tipos de males satânicos.

I Timóteo 6.9-11- Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.
10 Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
11 Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas e segue a justiça, a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão.
Ninguém pode estar cheio de amor ao dinheiro e, ao mesmo tempo, amar e servir a Deus.
Deus feriu com severidade a Ananias e Safira, para que se manifestasse sua aversão a todo engano, mentira e desonestidade no reino de Deus.
Talvez você esteja questionando, então ser rico é pecado? Não de forma alguma.
Estarei citando aqui alguns homens da Bíblia que foram riquíssimos e abençoados por Deus, exemplos:
Abraão, Jô, Jacó, o rei Davi e outros.


Provérbios 22:2 O rico e o pobre se encontraram; a todos os fez o SENHOR.

Salmo 112.1-3 - Louvai ao SENHOR! Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR, que em seus mandamentos tem grande prazer.
2  A sua descendência será poderosa na terra; a geração dos justos será abençoada.
3  Fazenda e riquezas haverá na sua casa, e a sua justiça permanece para sempre.

Eclesiastes 5:19  E quanto ao homem, a quem Deus deu riquezas e fazenda e lhe deu poder para delas comer, e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isso é dom de Deus.

FALE A VERDADE. SEJA UM EXEMPLO PARA SUA FAMILIA. A MENTIRA SEMPRE SERÁ DESCOBERTA.

DEUS ABENÇOE ABUNDANTEMENTE A TODOS QUE LERAM ESTE ESTUDO ATÉ O FINAL!

Um comentário:

  1. Estive a ver e ler algumas coisas entre elas esta mensagem sobre a mentira, é muito boa mas encontrei dois problemas que se o irmão desejar pode melhorar, 1º a cor da letra é dificil de ler, 2º é um pouco extensa a postagem, nem toda a gente fica a ler uma mensagem tão grande, se dividi-se ao meio seria melhor, mas o amigo irmão é que sabe. O que li deu para ver a sua dedicação e sempre a prendemos ao ler blogs como o seu.
    Gostei de tudo o que vi e li.
    Vim também desejar muita paz,saúde e grandes vitórias.
    São os votos do Peregrino E Servo.
    Abraço.
    Peregrino E Servo.

    ResponderExcluir